UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
UNIDADE: ESCOLA SUPERIORES
SEGUNDA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROFº. ESP. FERNANDO SERGIO
DOS SANTOS FARIAS
PROFª. DRA. CÉLIA MARIA
SERRÃO ELEUTÉRIO
PARINTINS
2015
FRANCISCO DOS SANTOS DE SOUSA
KATIANE DIAS PEREIRA FEIJÓ
MARIA RAIMUNDA BITENCOURT DE SOUZA
ORENILDO BRITO DA COSTA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE
MATEMATICA
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na
disciplina Educação Ambiental no Ensino da Matemática na Universidadedo Estado
do Amazonas – UEA/CESP.Sob orientação do Profº Fernando Sérgio dos Santos
Farias
Parintins
2015
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROJETO DE INTERVENÇÃO
“PROJETO: PLANTIO E CULTIVO DE FEIJÃO CALPIM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL RIBEIRINHA DO CAMPO DE PARINTINS”
PROFº. ESP. FERNANDO SERGIO DOS SANTOS FARIAS
PROFª. DRA. CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO
Parintins-AM
2015
1- TITULO:
Trabalho cultural familiar na aquisição de seu sustento, aplicando os conhecimentos da interdisciplinaridade da educação basica na pratica do ensino aprendizagem dos alunos do campo.
2- INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA:
A inquietação com a questão cultural dos ribeirinhos é um dos maiores desafios
da sociedade contemporânea como também das escolas do campo de ensino
fundamental. De acordo com a lei de número 9.795 de 27 de Abril de 1999, que
define a implementação da Educação ambiental nas escolas, afirma em seu artigo
2 que esta é, "um componente essencial e permanente da educação nacional,
devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades
do processo educativo, em caráter formal e não formal". Neste sentido, torna-se
relevante trabalhar com a comunidade escolar a implantação deste projeto no
ambiente escolar, desenvolvendo um trabalho de sustentabilidade agrícola
envolvendo as famílias dos educando, visto que, numa verificação rápida pelos
supermercados da cidade a falta deste produto (feijão) é visível nestes
estabelecimentos comercias.
Com este projeto teremos a oportunidade de oferecer à comunidade
estudantil a expansão de um ensino de campo, que venha favorecer o desempenho
abordado num processo de ensino aprendizagem e aproximar, professor, aluno e a
comunidade da realidade do ensino do campo, e busquem um ensino de qualidade,
caminhando para um processo mais dinâmico que possam contribuir efetivamente
para a construção de saberes da comunidade, com esta mobilização nosso objetivo
é fazer com que a classe estudantil tenha um conhecimento mais evidente para
fortalecer seus conhecimentos empíricos, pois partimos do princípio que os
conceitos disciplinares devem ser compreendidos não somente do ponto de vista
científico, mas ampliando para a compreensão do mundo físico, natural social, política, econômica,
tecnológica e ambiental.
Tal abordagem precisa de fato ser efetivada de forma Interdisciplinar,
onde com o auxílio de todas as disciplinas, o projeto plantio de feijão calpim
no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental
de uma Escola Municipal ribeirinha do campo de Parintins.” Onde será trabalhado
o surgimento da espécie, o tempo de produção, a colheita, o tipo de solo propicio
para esta monocultura e etc. proporcionando assim, uma interação entre os
campos dos conhecimentos e acrescentando mais informações aos alunos por meio
das atividades desenvolvidas no projeto em questão.
Durante a aplicação do projeto embraveemos proporcionar um
ensino-aprendizagem mais evidente com a participação da comunidade escolar e
seus familiares. Esso projeto só tem a desenvolver o ensino aprendizagem, a
integração da escola comunidade e o interesse de todos envolvidos nesse
processo. Iniciaremos demonstrando a importância da participação de todos no
envolvimento das atividades realizadas. A interdisciplinaridade neste processo
é fundamental na exploração de todo o processo desde o surgimento do produto, germinação,
crescimento e colheita das vagens, alem elevar a ampliação dos conhecimentos
dos educando e da comunidade envolvida.
Daí a ideia de selecionar as temáticas
relevantes, que possibilitem o desenvolvimento de atitudes cidadãs, para que
eles possam cooperar no processo de ensino aprendizagem, e na produção de
alimentos para sua subsistência familiar e comercial.
Portanto, a educação do campo deve ser trabalhada de forma sistemática e
participativa, pensando neste sentido é uma razão simples de sobrevivência e
devemos trabalhar o tema para conscientizar as crianças de que a produção deve
ser utilizada de forma inteligente, a fim de viver no meio ambiente observando as
mudanças de hábitos como, por exemplo: a redução do desperdício de matéria
orgânica e trabalhar a questão da utilização das sobras dos produtos orgânicos,
observando e explorando a curiosidade do educando, vivendo como ser integrante
e acima de tudo, que tenhas atitudes de um ser multiplicador de produção e
conservação para uma vida sustentável. (Revista Nova Escola- edição 158).
3- PROBLEMA / HIPÓTESE:
A inquietação
pela temática se deu ao perceber que ao longo dos anos que atuamos
como professores do campo tivemos a oportunidade de obsevar em loco a ausência
dos discentes em sala de aula, devido a grande necessidade de acompanhar os
seus pais nas atividades agrícolas. De ante do pressuposto encontrou-se na produção
agrícola uma ferramenta de suma importância para trabalhar o processo de ensino
aprendizagem e na formação cidadã da comunidade escolar.
4- QUESTÕES NORTEADORAS:
· De que maneira o plantio do feijão poderá contribui
na formação dos educando das escolas Municipais do Campo na Cidade de
Parintins?
· A escola do campo
deverá junto com a comunidade em geral proporcionar novas atividades de ação
que venha propiciar o desenvolvimento do plantio sustentável?
· Na comunidade,
existem organizações sociais que incentivem a prática sustentável nas
atividades agrícolas?
· Quais instrumentos
utilizados no plantio de suas culturas?
5- OBJETIVO GERAL:
Compreender que por meio do cultivo do
feijão, podemos efetivar o processo de ensino aprendizagem dos alunos que vivem
a realidade do campo, trabalhando na busca de novos saberes, reconhecendo e
utilizando a interdisciplinaridade na contribuição do ensino aprendizagem de
conteúdos dentro e fora de sala de aula.
6-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
− Investigar
as monoculturas existentes na comunidade e seus princípios e valores na
educação embasados nos posicionamentos dos Teóricos.
− Considerar
a importância do plantio do feijão no processo ensino aprendizagem e de saberes
formal e não formal de mundo.
− Conhecer
e compreender as técnicas e os tipos de
solo propicio para o plantio desta cultura.
-- Beneficiar os comunitários com a colheita do
feijão.
7- REFERENCIAL
TEÓRICO:
O objetivo dos PCNs é propor um modelo de currículo baseado no domínio
das competências básicas e que esteja em consonância com os diversos contextos
da vida e do cotidiano do aluno, sabendo que os mesmo abrem um leque de
informação e contexto ao educador, pois tem a oportunidade de produzir e inovar
em processo de ensino, favorecendo ao professor um novo caminho para enaltecer
esse processo.
Um currículo estruturado na perspectiva multicultural possibilita a
elaboração de ações sócio educativa efetivas ou estratégias de ensino que
permitam aos alunos aprender não apenas por aprender os conteúdos
disciplinares,mais que adquiram o conhecimento que possam sai da academia e da
escola básica com uma boa formação preparados para enfrentar as continuas
mudanças sociais ,pois, nesta sociedade de intensas transformações
contradições, esta formado para vida, significa mais do que produzir dados
denominar classificações ou identificar
símbolos, conforme os PCNs (2002) significa:
Saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir,
enfrentar problema de diferente natureza; participar socialmente, de forma
pratica e solidaria; ser capaz de
elaborar criticas ou propostas; e, especialmente, adquirir uma atitude de
permanente aprendizado (BRASIL,2002,p.9). Desta forma visa formar cidadões críticos de
modo que possam ver o mundo de uma visão privilegiado e isso significa buscar
um novo saber para se informar, para se comunicar, para argumentar, para compreender
e principalmente agir em defesa de um ensino local, convocando a sociedade
estudantil para lutar em prol de um ambiente mais preservado para então junto
com a comunidade para enfrentarem possíveis problemas de qualquer natureza.
A interdisciplinaridade é muito importante neste processo de ensino
aprendizagem, pois é ele que vai iluminar e encaminhar o professor e o aluno a
irem em busca deste novo conhecimento tendo como auxilio outras disciplinas que
são de suma importância para o desenvolvimento deste processo, pois irá
contribuir em sua formação acadêmica e também na sua sobrevivência. A
credita-se que esta atividade possa contribuir não só para ensino aprendizagem
do educando mais também contribui no convívio da sua própria comunidade escolar
a temática fornece subsídios para que o educando possa alcançar uma nova
aprendizagem: segundo Schwartzmam, “Uma família e uma escola que adotem, no dia
a dia, práticas de cultivo sustentável , transmitirão naturalmente esta prática
a seus filhos e alunos, mesmo que ela não seja objeto de aulas e preleções
formais”, quando trabalhada e incorporada aos hábitos de vida dos estudantes,
contribui ao melhoramento de ensino aprendizagem dos alunos tanto na escola,
quanto posteriormente na comunidade.
A agricultura familiar é uma das formas de produção onde predomina a
interação entre gestão e trabalho e o intercambio entre professor e aluno, são
os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na
diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado
pelo trabalho assalariado, tem como objetivo principal o fortalecimento das
atividades que serão desenvolvidas pelos alunos e a comunidade escolar, de
forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de
renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do
sistema produtivo, valorizando os saberes do homem do campo.
8- METODOLOGIA:
Para alcançar nossos objetivos propostos neste projeto, será
necessário planejar ações voltadas para trabalho de campo junto à comunidade escolar, neste sentido,
serão dotados os seguintes procedimentos que envolva todas as disciplinas do
ensino fundamental iniciando com:
- Estudo dirigido em sala de aula para compreensão das temáticas de estudo do cultivo do feijão.
- Realização de palestras com técnicos especialistas, para informar e sensibilizar de todos os funcionários da escola e a comunidade em geral.
- Exibição de vídeos educativos voltado para a temática.
- Elaboração de cartazes envolvendo a temática trabalhada em sala de aula.
- Utilização de trena para a medição da área onde será feito o plantio, uso da balança para pesar a colheita, enxada e adubo para o preparo do solo e plantio das sementes de feijão.
- Conversa informal, sobre a importância do cultivo do feijão como fonte de sustentabilidade familiar envolvendo pais e alunos.
- Aula prática envolvendo as demais disciplinas dentro e fora de sala de aula, que serão trabalhadas da seguinte forma:
Matemática:
- Estudo comparativo com a utilização de gráficos para comparar a quantidade
de feijão produzido nos grandes centros agrícolas (Mato Grosso e Paraná), como
também na cidade de Parintins durante período de várzea.
- A partir deste levantamento levaremos os alunos a fazer a medição da
área onde será feito o plantio, o espaçamento e a profundidade das covas, construção
de gráficos para a notação do tempo de germinação e a colheita das sementes, acompanhar
o crescimento das folhas, calcular a quantidade de quilos produzidos por um metro
quadrado, pesquisar o preço de mercado, enfim poderão fazer cálculos, projeções
e análise dos dados e resultados obtidos através de operações tabelas e
gráficos.
•
Língua Portuguesa:
- Produzir material
escrito e/ou audiovisual sobre os temas abordados nas diferentes disciplinas
assim como: pesquisa, produção de texto, musica, acróstico, cartazes e elaborar
manuais com informações sobre a importância de se cultivar, preservar o feijão
para a perpetuação das espécies. Outras atividades podem ser desenvolvidas
como: poesia, paródias, teatro etc.
•
Ciências Naturais:
-
O ciclo de vida
do vegetal, os fatores biótico e abiótico que favorece a germinação e
sustentação do produto, a substâncias existentes no fruto do feijão, os
poluentes e tipos de adubos utilizados no plantio do mesmo.
•
Geografia:
- Solos amazônicos: erosão, desertificação, seca, enchente e desequilíbrio
do ecossistema amazônico.
- Ecologia para falar das relações existentes entre os seres vivos;
renovação dos recursos naturais; equilíbrio das populações dos insetos que
destroem o plantio desta monocultura, assim como o ciclo vital etc.
•
História:
-Trabalhar a origem e a chegada do produto no país, os tipos de pratos
utilizados na culinária brasileira, enfatizando que o feijão é fontes de
vitamina rico em ferro e estudar os derivados deste produto como, por exemplo:
óleo, suco e outros como ração para animais.
- Trabalhar as lendas e as historias contadas pelos moradores locais.
A intenção deste estudo é demonstrar que é possível trabalhar com alunos de
forma transversal e com temas ligados a seu contexto como, por exemplo: a
integração da família a realidade das escolas ribeirinha e do homem do campo dentro
de um programa de sustentabilidade. Enfim, esperamos que este trabalho possa
contribuir não somente com a prática pedagógica do processo ensino
aprendizagem, mas que ajude no desenvolvimento sustentável do homem do campo
para que ele possa refletir sobre a importância da agricultura família alem de
trabalhar a realidade de sua comunidade cultural e escolar.
9- AVALIAÇÃO:
Ocorrera de forma continua e
observacional na pratica a partir do interesse e participação dos alunos
10- RESULTADOS
ESPERADOS
- Multiplicação do processo de socialização dos educando.
- Desenvolvimento de habilidades, responsabilidade e interesse pela
preservação do cultivo do feijão.
-Articulação de forma interdisciplinar dos conteúdos de ensino.
-Estabelecimento de contato com o plantio e cultivo do produto.
-Valorização comportamento pessoal de atitude e cidadania.
-Ampliação de alternativas pedagógicas em termos de conteúdos e critérios
de avaliação.
-Utilização do produto no complemento da merenda escolar.
-Contribuir para o resgate dos saberem tradicionais.
-Divulgação do trabalho para atrair outras iniciativas.
-Avanço no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
11- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES
|
SEMESTRE - 2015/2
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Ago
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Set
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Out
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Nov
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- Elaboração
do projeto.
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- Mobilização
da comunidade escolar.
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- Buscar
parcerias com pais dos alunos.
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- planejamento
do cultivo do feijão.
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x
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- Iniciar o
plantio do feijão.
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x
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x
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||
- Conservar o plantio.
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x
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||
- Fazer a colheita.
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x
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||
- Socializar os resultados.
|
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x
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12-
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO,
Rosa Oliveira Marins. Ensino de Ciências
e Formação de Professores: diagnóstico, análise e proposta. Dissertação –
UEA – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia. 2008.
SERRÃO
ELEOTERIO, Célia
Maria Odialogo entre Saberes
Primevos, Acadêmicos e Escolares: potencializando a Formação Inicial de
Professores de Química da Amazônia/Célia Maria Serrão. Tese
(doutorado)-Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em
Ciências e Matemática, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e
Matemática Cuiba, 2015.
______.Ministério
da Educação. Parâmetros Curriculares
Nacionais: terceiro e quatro ciclo: apresentação dos temas transversais.
Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
______.
Ministério da Educação. Parâmetros
Curriculares Nacionais: meio ambiente: saúde. Brasília: MEC/Secretaria de
Educação Fundamental, 2001.
SCHNETZLER,
Roseli Pacheco. O professor de Ciências: problemas e tendências de sua formação.
In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, Rosália. Maria R. de. (orgs.). Ensino de
Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba CAPES/PROIN/UNIMEP, 2000.
BARROS, Maria de
Lourdes Teixeira. Educação Ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso
pelos anos iniciais, Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2009.
BRASIL,
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio
ambiente, saúde/Brasília, MEC/SEF, 1997.
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