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sexta-feira, 24 de julho de 2015

Projeto meu Pé de Feijão



UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
UNIDADE: ESCOLA SUPERIORES
SEGUNDA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
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 EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA









PROFº. ESP. FERNANDO SERGIO DOS SANTOS FARIAS
PROFª. DRA. CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO





















PARINTINS
2015







FRANCISCO DOS SANTOS DE SOUSA
KATIANE DIAS PEREIRA FEIJÓ
MARIA RAIMUNDA BITENCOURT DE SOUZA
ORENILDO BRITO DA COSTA










EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE MATEMATICA












Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Educação Ambiental no Ensino da Matemática na Universidadedo Estado do Amazonas – UEA/CESP.Sob orientação do Profº Fernando Sérgio dos Santos Farias

















Parintins
2015





UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
PROJETO DE INTERVENÇÃO







“PROJETO: PLANTIO E CULTIVO DE FEIJÃO CALPIM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS  5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL RIBEIRINHA DO CAMPO DE PARINTINS”








PROFº. ESP. FERNANDO SERGIO DOS SANTOS FARIAS

PROFª. DRA. CÉLIA MARIA SERRÃO ELEUTÉRIO










Parintins-AM
2015


1-      TITULO:

            Trabalho cultural familiar na aquisição de seu sustento, aplicando os conhecimentos da interdisciplinaridade da educação basica na pratica do ensino aprendizagem dos alunos do campo.


2-      INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA:

A inquietação com a questão cultural dos ribeirinhos é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea como também das escolas do campo de ensino fundamental. De acordo com a lei de número 9.795 de 27 de Abril de 1999, que define a implementação da Educação ambiental nas escolas, afirma em seu artigo 2 que esta é, "um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal". Neste sentido, torna-se relevante trabalhar com a comunidade escolar a implantação deste projeto no ambiente escolar, desenvolvendo um trabalho de sustentabilidade agrícola envolvendo as famílias dos educando, visto que, numa verificação rápida pelos supermercados da cidade a falta deste produto (feijão) é visível nestes estabelecimentos comercias.
Com este projeto teremos a oportunidade de oferecer à comunidade estudantil a expansão de um ensino de campo, que venha favorecer o desempenho abordado num processo de ensino aprendizagem e aproximar, professor, aluno e a comunidade da realidade do ensino do campo, e busquem um ensino de qualidade, caminhando para um processo mais dinâmico que possam contribuir efetivamente para a construção de saberes da comunidade, com esta mobilização nosso objetivo é fazer com que a classe estudantil tenha um conhecimento mais evidente para fortalecer seus conhecimentos empíricos, pois partimos do princípio que os conceitos disciplinares devem ser compreendidos não somente do ponto de vista científico, mas ampliando para a compreensão do mundo físico,  natural social, política, econômica, tecnológica e ambiental.
Tal abordagem precisa de fato ser efetivada de forma Interdisciplinar, onde com o auxílio de todas as disciplinas, o projeto plantio de feijão calpim no processo de ensino aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal ribeirinha do campo de Parintins.” Onde será trabalhado o surgimento da espécie, o tempo de produção, a colheita, o tipo de solo propicio para esta monocultura e etc. proporcionando assim, uma interação entre os campos dos conhecimentos e acrescentando mais informações aos alunos por meio das atividades desenvolvidas no projeto em questão.
Durante a aplicação do projeto embraveemos proporcionar um ensino-aprendizagem mais evidente com a participação da comunidade escolar e seus familiares. Esso projeto só tem a desenvolver o ensino aprendizagem, a integração da escola comunidade e o interesse de todos envolvidos nesse processo. Iniciaremos demonstrando a importância da participação de todos no envolvimento das atividades realizadas. A interdisciplinaridade neste processo é fundamental na exploração de todo o processo desde o surgimento do produto, germinação, crescimento e colheita das vagens, alem elevar a ampliação dos conhecimentos dos educando e da comunidade envolvida.
 Daí a ideia de selecionar as temáticas relevantes, que possibilitem o desenvolvimento de atitudes cidadãs, para que eles possam cooperar no processo de ensino aprendizagem, e na produção de alimentos para sua subsistência familiar e comercial.
Portanto, a educação do campo deve ser trabalhada de forma sistemática e participativa, pensando neste sentido é uma razão simples de sobrevivência e devemos trabalhar o tema para conscientizar as crianças de que a produção deve ser utilizada de forma inteligente, a fim de viver no meio ambiente observando as mudanças de hábitos como, por exemplo: a redução do desperdício de matéria orgânica e trabalhar a questão da utilização das sobras dos produtos orgânicos, observando e explorando a curiosidade do educando, vivendo como ser integrante e acima de tudo, que tenhas atitudes de um ser multiplicador de produção e conservação para uma vida sustentável. (Revista Nova Escola- edição 158).

3-      PROBLEMA / HIPÓTESE:
 A inquietação pela temática se deu ao perceber que ao longo dos anos que atuamos como professores do campo tivemos a oportunidade de obsevar em loco a ausência dos discentes em sala de aula, devido a grande necessidade de acompanhar os seus pais nas atividades agrícolas.  De ante do pressuposto encontrou-se na produção agrícola uma ferramenta de suma importância para trabalhar o processo de ensino aprendizagem e na formação cidadã da comunidade escolar.

     4-   QUESTÕES NORTEADORAS:
·    De que maneira o plantio do feijão poderá contribui na formação dos educando das escolas Municipais do Campo na Cidade de Parintins?
·    A escola do campo deverá junto com a comunidade em geral proporcionar novas atividades de ação que venha propiciar o desenvolvimento do plantio sustentável?
·   Na comunidade, existem organizações sociais que incentivem a prática sustentável nas atividades agrícolas?
·   Quais instrumentos utilizados no plantio de suas culturas?
5-      OBJETIVO GERAL:
        Compreender que por meio do cultivo do feijão, podemos efetivar o processo de ensino aprendizagem dos alunos que vivem a realidade do campo, trabalhando na busca de novos saberes, reconhecendo e utilizando a interdisciplinaridade na contribuição do ensino aprendizagem de conteúdos dentro e fora de sala de aula. 
                  
6-OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
    Investigar as monoculturas existentes na comunidade e seus princípios e valores na educação embasados nos posicionamentos dos Teóricos.
    Considerar a importância do plantio do feijão no processo ensino aprendizagem e de saberes formal e não formal de mundo.
    Conhecer e compreender  as técnicas e os tipos de solo propicio para o plantio desta cultura.
--  Beneficiar os comunitários com a colheita do feijão.

7-       REFERENCIAL TEÓRICO:
O objetivo dos PCNs é propor um modelo de currículo baseado no domínio das competências básicas e que esteja em consonância com os diversos contextos da vida e do cotidiano do aluno, sabendo que os mesmo abrem um leque de informação e contexto ao educador, pois tem a oportunidade de produzir e inovar em processo de ensino, favorecendo ao professor um novo caminho para enaltecer esse processo.
Um currículo estruturado na perspectiva multicultural possibilita a elaboração de ações sócio educativa efetivas ou estratégias de ensino que permitam aos alunos aprender não apenas por aprender os conteúdos disciplinares,mais que adquiram o conhecimento que possam sai da academia e da escola básica com uma boa formação preparados para enfrentar as continuas mudanças sociais ,pois, nesta sociedade de intensas transformações contradições, esta formado para vida, significa mais do que produzir dados denominar  classificações ou identificar símbolos, conforme os PCNs (2002) significa:
Saber se informar, comunicar-se, argumentar, compreender e agir, enfrentar problema de diferente natureza; participar socialmente, de forma pratica e solidaria; ser capaz  de elaborar criticas ou propostas; e, especialmente, adquirir uma atitude de permanente aprendizado (BRASIL,2002,p.9).  Desta forma visa formar cidadões críticos de modo que possam ver o mundo de uma visão privilegiado e isso significa buscar um novo saber para se informar, para se comunicar, para argumentar, para compreender e principalmente agir em defesa de um ensino local, convocando a sociedade estudantil para lutar em prol de um ambiente mais preservado para então junto com a comunidade para enfrentarem possíveis problemas de qualquer natureza.
A interdisciplinaridade é muito importante neste processo de ensino aprendizagem, pois é ele que vai iluminar e encaminhar o professor e o aluno a irem em busca deste novo conhecimento tendo como auxilio outras disciplinas que são de suma importância para o desenvolvimento deste processo, pois irá contribuir em sua formação acadêmica e também na sua sobrevivência. A credita-se que esta atividade possa contribuir não só para ensino aprendizagem do educando mais também contribui no convívio da sua própria comunidade escolar a temática fornece subsídios para que o educando possa alcançar uma nova aprendizagem: segundo Schwartzmam, “Uma família e uma escola que adotem, no dia a dia, práticas de cultivo sustentável , transmitirão naturalmente esta prática a seus filhos e alunos, mesmo que ela não seja objeto de aulas e preleções formais”, quando trabalhada e incorporada aos hábitos de vida dos estudantes, contribui ao melhoramento de ensino aprendizagem dos alunos tanto na escola, quanto posteriormente na comunidade.
A agricultura familiar é uma das formas de produção onde predomina a interação entre gestão e trabalho e o intercambio entre professor e aluno, são os agricultores familiares que dirigem o processo produtivo, dando ênfase na diversificação e utilizando o trabalho familiar, eventualmente complementado pelo trabalho assalariado, tem como objetivo principal o fortalecimento das atividades que serão desenvolvidas pelos alunos e a comunidade escolar, de forma a integrá-lo à cadeia de agronegócios, proporcionando-lhe aumento de renda e agregando valor ao produto e à propriedade, mediante a modernização do sistema produtivo, valorizando os saberes do homem do campo.

8-      METODOLOGIA:
           Para alcançar nossos objetivos propostos neste projeto, será necessário planejar ações voltadas para trabalho de campo  junto à comunidade escolar, neste sentido, serão dotados os seguintes procedimentos que envolva todas as disciplinas do ensino fundamental iniciando com:
  • Estudo dirigido em sala de aula para compreensão das temáticas de estudo do cultivo do feijão.
  • Realização de palestras com técnicos especialistas, para informar e sensibilizar de todos os funcionários da escola e a comunidade em geral.
  • Exibição de vídeos educativos voltado para a temática.
  • Elaboração de cartazes envolvendo a temática trabalhada em sala de aula.
  • Utilização de trena para a medição da área onde será feito o plantio, uso da balança para pesar a colheita, enxada e adubo para o preparo do solo e plantio das sementes de feijão.
  • Conversa informal, sobre a importância do cultivo do feijão como fonte de sustentabilidade familiar envolvendo pais e alunos.
  • Aula prática envolvendo as demais disciplinas dentro e fora de sala de aula, que serão trabalhadas da seguinte forma:
Matemática:
- Estudo comparativo com a utilização de gráficos para comparar a quantidade de feijão produzido nos grandes centros agrícolas (Mato Grosso e Paraná), como também na cidade de Parintins durante período de várzea.
- A partir deste levantamento levaremos os alunos a fazer a medição da área onde será feito o plantio, o espaçamento e a profundidade das covas, construção de gráficos para a notação do tempo de germinação e a colheita das sementes, acompanhar o crescimento das folhas, calcular a quantidade de quilos produzidos por um metro quadrado, pesquisar o preço de mercado, enfim poderão fazer cálculos, projeções e análise dos dados e resultados obtidos através de operações tabelas e gráficos.
      Língua Portuguesa:
- Produzir material escrito e/ou audiovisual sobre os temas abordados nas diferentes disciplinas assim como: pesquisa, produção de texto, musica, acróstico, cartazes e elaborar manuais com informações sobre a importância de se cultivar, preservar o feijão para a perpetuação das espécies. Outras atividades podem ser desenvolvidas como: poesia, paródias, teatro etc.
      Ciências Naturais:
-           O ciclo de vida do vegetal, os fatores biótico e abiótico que favorece a germinação e sustentação do produto, a substâncias existentes no fruto do feijão, os poluentes e tipos de adubos utilizados no plantio do mesmo.
       Geografia:
- Solos amazônicos: erosão, desertificação, seca, enchente e desequilíbrio do ecossistema amazônico.
- Ecologia para falar das relações existentes entre os seres vivos; renovação dos recursos naturais; equilíbrio das populações dos insetos que destroem o plantio desta monocultura, assim como o ciclo vital etc.
      História:
-Trabalhar a origem e a chegada do produto no país, os tipos de pratos utilizados na culinária brasileira, enfatizando que o feijão é fontes de vitamina rico em ferro e estudar os derivados deste produto como, por exemplo: óleo, suco e outros como ração para animais.
- Trabalhar as lendas e as historias contadas pelos moradores locais.
A intenção deste estudo é demonstrar que é possível trabalhar com alunos de forma transversal e com temas ligados a seu contexto como, por exemplo: a integração da família a realidade das escolas ribeirinha e do homem do campo dentro de um programa de sustentabilidade. Enfim, esperamos que este trabalho possa contribuir não somente com a prática pedagógica do processo ensino aprendizagem, mas que ajude no desenvolvimento sustentável do homem do campo para que ele possa refletir sobre a importância da agricultura família alem de trabalhar a realidade de sua comunidade cultural e escolar.

9-      AVALIAÇÃO:
         Ocorrera de forma continua e observacional na pratica a partir do interesse e participação dos alunos

10-   RESULTADOS ESPERADOS
- Multiplicação do processo de socialização dos educando.
- Desenvolvimento de habilidades, responsabilidade e interesse pela preservação do cultivo do feijão.
-Articulação de forma interdisciplinar dos conteúdos de ensino.
-Estabelecimento de contato com o plantio e cultivo do produto.
-Valorização comportamento pessoal de atitude e cidadania.
-Ampliação de alternativas pedagógicas em termos de conteúdos e critérios de avaliação.
-Utilização do produto no complemento da merenda escolar.
-Contribuir para o resgate dos saberem tradicionais.
-Divulgação do trabalho para atrair outras iniciativas.
-Avanço no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

11-  CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

ATIVIDADES
SEMESTRE - 2015/2
Ago
Set
Out
Nov
- Elaboração do projeto.
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- Mobilização da comunidade escolar.

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- Buscar parcerias com pais dos alunos.

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- planejamento do cultivo do feijão.

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- Iniciar o plantio do feijão.

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- Conservar o plantio.

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- Fazer a colheita.



x

- Socializar os resultados.



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12-  REFERÊNCIAS:    
AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. Ensino de Ciências e Formação de Professores: diagnóstico, análise e proposta. Dissertação – UEA – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia. 2008.
SERRÃO ELEOTERIO, Célia
Maria Odialogo entre Saberes Primevos, Acadêmicos e Escolares: potencializando a Formação Inicial de Professores de Química da Amazônia/Célia Maria Serrão. Tese (doutorado)-Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática Cuiba, 2015.
______.Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quatro ciclo: apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente: saúde. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
SCHNETZLER, Roseli Pacheco. O professor de Ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, R. P.; ARAGÃO, Rosália. Maria R. de. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba CAPES/PROIN/UNIMEP, 2000.
BARROS, Maria de Lourdes Teixeira. Educação Ambiental no cotidiano da sala de aula: um percurso pelos anos iniciais, Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2009.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde/Brasília, MEC/SEF, 1997.



 

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