aulas de matematica

minhas aulas

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Plano de aula- LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS




UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
UNIDADE: ESCOLA SUPERIORES
SEGUNDA GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA





 LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS





PROFESSORA: MARIÊ AUGUSTA DE SOUZA PINTO







PARINTINS
2015

FRANCISCO DOS SANTOS SOUSA
JOANA DA SILVA TAVARES
MARIA RAIMUNDA BITENCOURT DE SOUZA
ORENILDO BRITO DA COSTA




DIVERSIDADE E LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES  SURDOS




Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Lingua Brasileira de Sinais – Libras na Universidadedo Estado do Amazonas – UEA/CESP.Sob orientação da Professora MSc Mariê Augusta de Souza Pinto





Parintins
2015

PLANO DE AULA

1-            APRESENTAÇÃO:

ü   A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa por todos os níveis, etapas e modalidades, realizando um atendimento educacional especializado, disponibiliza novos recursos de modo que possa orientar os envolvidos quanto sua utilização no processo de ensino e aprendizagem e neste novo contexto, devemos estar preparada para esta nova jornada.
ü   Este trabalho consiste na execução de apresentar um jeito novo de trabalhar o ensino de libras com objetivo de ensinar alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal São Pedro. Para que num futuro próximo, nossos alunos estejam preparados para comunicar-se/socializar-se com alunos surdos.
ü   Este trabalho será iniciado com o alfabeto e numerais em libras,  situação problema, raciocínio lógico e alguns sinais mais simples como: pai, mãe, irmãos, nomes, frutas, profissões, etc., seguindo o grau de dificuldade de cada turma.

2-            CONTEUDO:

ü   Os números naturais;
ü   Situações problemas;
ü   Raciocínio lógico;
ü   Alfabeto em datilologia;
ü   Escrita em Língua Portuguesa;

3-            OBJETIVO GERAL:

ü   Desenvolver a comunicação e a interação entre os alunos promovendo estratégias que permitam a aquisição e o desenvolvimento da Língua de Sinais como primeira língua e oportunizar a interdisciplinaridade, investigando a resolução de situação problemas de seu cotidiano, inovando com novas habilidades e metodologia onde irá contribuir na aquisição de novas aprendizagens para sanar possíveis dificuldades;

4-            OBJETIVOS ESPECIFICOS:

ü   Resolver mentalmente as quatro operações utilizando os sinais em libras;
ü   Resolver situação problema que envolva adição, subtração, multiplicação e divisão utilizando os jogos lúdicos confeccionados com alfabeto em libras;
ü   Resolver as operações de multiplicação e divisão utilizando os jogos lúdicos confeccionados com alfabeto em libras;
ü   Desenvolver novas habilidades para fortalecer o entendimento num contexto interdisciplinar explorando novas perspectivas proporcionando uma visão mais privilegiada do mundo com auxilio dos sinais em libras;
ü    Inserir jogos lúdicos no ensino matemático e linguístico com educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem;
ü   Desenvolver no educando a capacidade de raciocinar, analisar, argumentar, posicionar-se e expressar-se com clareza, utilizando os sinais em línguas de sinais;
ü   Trabalhar o desenvolvimento do raciocínio lógico com alfabeto em libras;
5-            DADOS DA AULA
ü   Esta atividade é uma aula ludicamente saudável e inovador, pois pode proporcionar um momento de lazer e o que é mais importante é que quando a criança brinca também aprende e por meio desta agilidade o discípulo poderá desenvolver seu raciocínio lógico, trabalhando novas habilidades e um novo saber nascerá;
ü   Nesta nova atividade o aluno será conduzido a um mundo lúdico onde, deverá adquirir novos conceitos e novas noções de localização, buscando sua autoestima e sua competência será testada para realizar e resolver situação problema de seu cotidiano. Além disso, poderá conscientizar-se da necessidade de preservar o meio ambiente, procurando aprofundar o conhecimento matemático e linguístico desenvolvendo o raciocínio lógico matemático e memorização de novos conteúdos;

6-            DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
ü   Quatro (4) aulas de 50 minutos.

7-            PROCEDIMENTOS METODOLOGICO:

I PASSO:

ü   Iniciaremos nossas atividades, fazendo nossa apresentação individul de cada academicos em sequencia, iremos falar com os educando sobre a importancia de Deus em nossas vidas, pois sem ele não somos nada, neste momento convidaremos a classe para um momento muito especial e espiritual  (oração e musica).

II PASSO:

ü    Em seguida, formaremos duplas para um momento de descontração e relaxamento nas mãos das crianças, pois é muito importante que o educador valorize o espirito de companherismo, aproximidade humano, de modo que haja a solidariedade entre os envolvidos, neste sentido a aprendizagem acontece de forma mais significativa;
III PASSO:

ü    Neste momento iremos convidar a classe para um andamento de feedblack, demonstrando e ensinando o alfabeto e os numerais em libras passo a passo, neste instante os academicos irão proporcionar as crianças, a forma correta de se utilizar as mãos para se comunicar com os colegas e o mundo, usando a lingua brasileira de sinas libras;
  IV PASSO:
ü   Para finalizarmos, aplicaremos o mundo ludico para auxiliar o educando na aquisição de novas habilidades fornecendo novos caminhos para superar desafios e enaltecer seu ensino aprendizagem, apresentando aos discipulos os  jogos ludicos TIRO CERTO e PESCARIA EM LIBRAS dos conteudos trabalhados em sala de aula, nos quais ajudarão muito o professor no processo ensino aprendizagem, neste sentido deverá garantir um ensino de qualidade e eficaz nas atividades apresentadas aos discentes para que possam desenvolver atenção, o raciocinio logico, o trabalho em grupo e aprendizagem de forma atraente e dinamica, no qual o professor poderá avaliar seus alunos na participação, na interação entre os colegas, no respeito mutuo, no desenpenhos individual e coletivo;

8-             RECURSOS UTILIZADOS:
ü   Papel A4;
ü   Pincel;
ü   Papel cartão;
ü   Materias reciclado: Latas de refrigerante;
ü   Cola de isopó;
ü   Bola reciclada;
ü   Cano PVC;
ü   Caniço;
ü   Arame reciclado;
ü   Papel água;
ü   Cola de Cano PVC;
ü   T e joelho PVC;
ü   Papel laminado;
ü   Tesouras;
 
9-            AVALIAÇÃO:

ü   A avaliação será feita por meio da participação e interesse de todos os estudantes em todas as atividades propostas pelo professor e o seu envolvimento na apresentação do produto final,

Nenhum comentário:

Postar um comentário