Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 02, 04 e 06 de Março de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA



2-
OBJETIVO
GERAL:

3-
OBJETIVO ESPECÍFICO:


4-
PROCEDIMENTOS
METODOLOGICOS:








5-
RECURSO DIDÁTICO:








6-
DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO:
A CÉLULA:
A UNIDADE DA VIDA
Os
seres vivos, desde microrganismo ate seres gigantescos como baleia e sequoias,
são constituídos de células.
A UNIDADE DA VIDA
Todos os
seres vivos são formados por células. Os vírus não são formados por células,
por esse motivo, existe uma discussão se eles são considerados seres vivos ou
não.
A célula
é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos
A
unidade estrutural- A célula, isolada ou associada a outras células, compõem o
corpo de todos os seres vivos.
Unidade
funcional- A célula é a menor estrutura capaz de realizar as funções
características dos seres vivos, como a nutrição e a reprodução.
CÉLULA: A
UNIDADE QUE COMPÕEM A DIVERSIDADE
Em 1665, o cientista inglês Robert Hooke
examinou um pedaço de cortiça com um microscópio que ele mesmo construiu e fez
uma importante descoberta: a cortiça apresenta minúsculos buracos vazios,
chamado por Hooke de células.
A cortiça é uma parte morta de uma planta
e o que Hooke viu, na verdade, foram os espaços vazios, nos quais anteriormente
havia células vivas.
Todas as células são pequenas estruturas
vivas que tem uma organização interna, na qual cada parte é responsável por uma
determinada atividade.
Há seres cujos organismos
são formados por apenas uma célula (unicelulares), como por exemplo, as
bactérias e os protozoários.
Outros organismos são formados por muitas
células (pluricelulares), como os animais e as plantas.
O organismo humano tem mais de uma
centena de trilhões (100.000.000.000.000) de células. Trabalhando em conjunto,
elas mantêm o organismo vivo.
EXEMPLO
DE UMA CÉLULA HUMANA
A
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO
O corpo humano é formado por células.
Nelas, ocorrem os processos fundamentais para que o organismo permaneça vivo.
Elas são consideradas unidades vivas, pois apresentam ciclo de vida (crescem,
podem gerar novas células, envelhecem e morrem) e realizam o próprio metabolismo.
O corpo humano tem aproximadamente 65
trilhões de células, mas elas não são todas iguais. As células apresentam
formas e tamanho variados, desempenhando uma função diferente.
EXERCICIO
DE FIXAÇÃO
1-
Porque as organelas são
importantes para o ser vivo?
R: Porque executam
diversas funções fundamentais para a vida
2-
As células não são
visíveis a olho nu. Como, então podemos estudá-las com mais detalhes?
R: Com ajuda de
instrumentos que ampliam nossa visão como o microscópio
3-
Todos nós já fomos uma
única célula e hoje nosso corpo é formado por cerca de 65 trilhões de células,
explique como isso ocorreu?
R: A célula ovo ou zigoto
divide-se e dá origem a duas células. Cada célula filha dá origem a outras
células, esse processo se repete muitas vezes, formando todas as células do
corpo e originando um novo ser vivo.
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 09,10 e 11 de Março de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1-
CONTEÚDO:
·
Explicação e Exibição do
vídeo sobre a célula- Estrutura das células
·
Leitura do texto: As
doenças e as células e Exercício de fixação sobre Organização do corpo humano
Estrutura das células
·
Construindo um modelo de
célula animal
2-
OBJETIVO GERAL:
·
Compreender as principais
características que distinguem a espécie humana, relacionando com a construção
de um modelo de célula, que pode auxiliar o educando a abranger melhor a
estrutura interna básica da vida.
3-
OBJETIVO ESPECIFICO:
·
Compreender que os sistemas do corpo
humano trabalham de forma integrada e respondem conjuntamente a estímulos do
ambiente.
·
Compreender a célula como menor unidade
viva que executa as funções do organismo
·
Compreender o papel da membrana, do
citoplasma e do núcleo para a célula.
·
Reconhecer a existência
de uma diversidade de tipo de células e suas funções
4-
DESENVOLVIMENTO ESTRATEGICO:
·
Aulas expositivas e
dialogadas
·
Projeção de vídeo sobre a
células
·
Propor situação problema
de seu cotidiano
·
Propor experiência sobre
a célula
·
Propor exercício escrito
·
Leitura do texto- As
doenças e as células
5-
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
ETAPA 1:
·
Para trabalhar o tema é importante que façamos um feedback para saber o
grau de conhecimento, faça algumas perguntas tipos "Como é possível
nascer?", "Como nasce uma célula?". O objetivo é investigar o
conhecimento prévio da turma
ETAPA 2:
·
PEDIR AOS ALUNOS QUE
FAÇAM A LEITURA DO TEXTO A SEGUIR, SOBRE CÉLULAS.
"Nosso corpo é formado por células. Até na ponta da unha? Isto mesmo, nas unhas, no cabelo, na pele, nos ossos, nos músculos, nos diversos órgãos do corpo, no sangue etc. Essa história começa muito cedo, ou melhor, antes mesmo de você sair do útero da sua mãe. O corpo de todo ser humano começa com uma única célula, que é formada no encontro de um óvulo com um espermatozoide, no útero, dando origem a um embrião. Essa primeira célula se divide em outras duas iguais. Um dia depois, essas duas células também se dividem, formando quatro. E assim sucessivamente, durante toda a gravidez, possibilitando o crescimento de um bebê (que, apesar de pequeno, já tem bilhões de células). Cada tipo de célula formará uma parte do nosso corpo - células de pele, do cérebro, do sangue etc. Depois do nascimento, elas continuam se dividindo. E assim, a cada dia, o corpo vai ganhando mais e mais células, levando ao crescimento. Algumas seguem se dividindo até quando o indivíduo para de crescer, como as que formam o cabelo e as unhas. Mas as células também morrem. As do sangue, por exemplo, duram cerca de quatro meses e depois dão lugar a outras novas."
Peça que os alunos representem por meio de desenho as informações sobre divisão celular contidas no texto. Outra possibilidade é pedir que eles usem uma folha de papel para desenhar uma célula. Em seguida, as crianças dividem a folha ao meio, dando origem a duas novas células. E assim por diante, até chegarem a 64 células. Investigue o que elas compreenderam e qual é a relação que agora fazem de crescimento e divisão celular.
6- AVALIAÇÃO:
·
Em grupo ou individualmente, faça algumas perguntas de modo que envolva
situações problema de seu dia a dia e peça que os alunos registrem suas
explicações com base no estudo realizado, incentivando a usar as anotações como
fonte de consulta. Para avaliar a aprendizagem das crianças, solicitando que
expliquem como ocorre a fecundação e que façam um desenho indicando onde o
embrião se desenvolve.
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 16 a 20 de Março de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1-
CONTEÚDO:



2-
OBJETIVO
GERAL:

3-
OBJETIVO ESPECIFICO:






4-
DESENVOLVIMENTO ESTRATEGICO:








5-
RECURSO DIDÁTICO:






6- DESENVOLVIMENTO
METODOLOGICO:
A divisão
celular
A maioria das células tem capacidade de
dividir-se. Quando se dividem, as células se reproduzem.
A reprodução celular é também chamada
divisão celular, dependendo da complexidade e da especialidade do ser vivo, a
divisão celular acontece por dois processos: mitose e meiose.
Mitose- garante a reprodução dos unicelulares e o
crescimento dos pluricelulares, pelo aumento de células. Esta divisão forma
duas células novas idênticas à célula-mãe. Estas células são chamadas diploides
ou somáticas, seu numero de cromossomos é representado por 2n. O homem possui
46 cromossomos. A mitose possibilita o crescimento do organismo e a reprodução
e a reposição de células que se desgastam e morrem. É também o meio de
reprodução de vários seres vivos unicelulares.
Meiose- na meiose ocorrem duas
divisões celulares sucessivas em uma célula diploide, originando quatro novas
células com a metade dos cromossomos, também chamadas diploides ou somáticas.
As novas células têm o numero de seus cromossomos representados por n.
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 23, 27 e 06 de Março de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1-
CONTEÚDO:
v Os Tecidos e os Tipos de Tecidos
v Como surgem os tecidos do Corpo Humano- Explicação
v Tecido Epitelial- Apresentação em Slides e Exercício de Fixação
2-
OBJETIVO GERAL:
v Identificar e reconhecer que os tecidos são formados pela união de células especializadas e semelhantes que desempenham a mesma função e que se unem formando os órgãos
3-
OBJETIVO ESPECIFICOS:
v Identificar e compreender a formação do corpo humano, diferenciando os tecidos
v Conhecer os tecidos que se agrupam, formando um órgão
v Perceber a associação dos órgãos que formam os sistemas
4-
DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO:
v Fazer uma explanação do tema
v Apresentação de situação problema- debate ou roda de conversa
sob o assunto
v Pesquisas individuais ou em grupo sobre os sistemas
v Realização de um texto sobre o tema
v Realizar leituras silenciosas e promover um feedback
v Realização de desenhos livres
v Apresentação do tema em slides
v Resolução de atividades
5-
RECURSOS DIDATICOS:
v Livros didáticos, dicionários,
v revistas informativas,
v internet
v Quadro branco, pincel,
v Cartolinas, réguas, pinceis, lápis de cor,
v Projetor de imagem e notebook
6-
DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO:
Tecidos do Corpo Humano
O corpo
humano é formado por 4
tipos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular, nervoso. Vale
lembrar que os tecidos são formados pelo agrupamento de diferentes células,
cada qual com sua função.
No nosso corpo, existem muitos tipos de
células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em
grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma
determinada função. Esses grupos de células são os tecidos.
Os tecidos do corpo humano podem ser
classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo,
tecido muscular e tecido nervoso.
Tecido
epitelial
As células do tecido epitelial
ficam muito próximas umas das outras e quase não há substâncias preenchendo
espaço entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal função revestir e
proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e
internamente, reveste órgãos como a boca e o estômago.
O tecido epitelial também forma as
glândulas – estruturas compostas de uma ou mais células que fabricam, no nosso
corpo, certos tipos de substâncias como hormônios, sucos digestivos, lágrima e
suor.
As funções do tecido epitelial são de
revestimento do corpo, sensibilidade e secreção de substâncias. Para tanto,
esse tipo de tecido é composto por um agrupamento de células justapostas em
diferentes formas: cilíndricas, achatadas ou cúbicas. Curioso notar que nos
tecidos epiteliais não há presença de vasos sanguíneos. Um exemplo notório de
tecido epitelial é a pele humana, formada pela epiderme (tecido epitelial) e a
derme (tecido conjuntivo).
Tecido conjuntivo
As células do tecido conjuntivo são
afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância
intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os
órgãos do corpo.
Esse tipo de tecido apresenta diversos
grupos celulares que possuem características próprias. Por essa razão, ele é
subdividido em outros tipos de tecidos. São eles: tecido adiposo, tecido
cartilaginoso, tecido ósseo, tecido sanguíneo.
Tecido
cartilaginoso forma as cartilagens do nariz, da orelha, da
traquéia e está presente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido
resistente, mas flexível.
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação,
preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois
tipos de proteínas: colágeno e elastina. De modo que
suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido
conjuntivo é dividido em:
·
Tecido Adiposo: Composto de células adiposas que
acumulam gordura (adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o
isolamento térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia.
A partir disso, basta notar que uma pessoa magra sente mais frio que uma pessoa
gorda, uma vez que esta possui mais tecido adiposo que a outra (magra).
·
Tecido Cartilaginoso: Possui consistência firme, contudo
flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por exemplo, a orelha, o
nariz, a traqueia. Além disso, a cartilagem amortece o impacto dos movimentos na
coluna vertebral.
·
Tecido Ósseo: Tecido rígido, rico em sais minerais,
cálcio e colágeno o que torna os ossos rígidos e resistentes. Além disso, é
inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal função a sustentação do
corpo, uma vez que compõe o esqueleto
humano.
·
Tecido Sanguíneo: Formado por diversos tipos de células,
esse tecido possui as funções de defesa do organismo e transporte de
nutrientes. Vale lembrar que o sangue é um tecido líquido, composto de hemácias,leucócitos, plaquetas e plasma.
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 30, 31/03 e 01 de Abril de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1-
CONTEÚDO:



2-
OBJETIVO GERAL:

3-
OBJETIVO ESPECIFICOS:




4-
DESENVOLVIMENTO ESTRATEGICOS:






5-
RECURSOS DIDATICOS:





6-
DESENVOLVIMENTO METODOLOGICOS:
Tecido
Conjuntivo
O tecido conjuntivo possui as funções de sustentação,
preenchimento e o transporte de substâncias; suas fibras são formadas por dois
tipos de proteínas: colágeno e elastina. De modo que
suas células são bem diversificadas quanto à forma, tamanho e funções, o tecido
conjuntivo é dividido em:
·
Tecido Adiposo: Composto de células adiposas que acumulam gordura
(adipócitos), esse tipo de tecido tem como principal função o isolamento
térmico do corpo, sendo assim, o maior depósito corporal de energia. A partir
disso, basta notar que uma pessoa magra sente mais frio que uma pessoa gorda,
uma vez que esta possui mais tecido adiposo que a outra (magra).
·
Tecido
Cartilaginoso: Possui consistência
firme, contudo flexível; sua função é de sustentação e revestimento, por
exemplo, a orelha, o nariz, a traqueia. Além disso, a cartilagem amortece o impacto dos movimentos na coluna vertebral.
·
Tecido Ósseo: Tecido rígido, rico em sais minerais, cálcio e colágeno o
que torna os ossos rígidos e
resistentes. Além disso, é inervado e irrigado por sangue, sendo sua principal
função a sustentação do corpo, uma vez que compõe o esqueleto
humano.
·
Tecido Sanguíneo: Formado por diversos tipos de células, esse tecido possui
as funções de defesa do organismo e transporte de nutrientes. Vale lembrar que
o sangue é um tecido líquido, composto de hemácias,leucócitos, plaquetas e plasma.
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 06 a 10 de Abril de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1-
CONTEÚDO:
·
Explicação sobre Órgãos e Sistemas
·
Leitura e interpretação do Texto: Quando a divisão
celular fica sem controle: Câncer – Ciências e saúde.
·
Exibição de vídeo aula sobre tecido e Atividade
individual ou em grupo sobre trabalhando as ideias do capitulo- Níveis do
organismo humano
2-
OBJETIVO GERAL:
·
Compreender que os órgãos
formam os tecidos que desempenham a mesma função que deverá funcionar de forma
integrada, reconhecendo que os tecidos são formados por grupos de células que
formam os seres vivos.
3-
OBJETIVO ESPECIFICOS:
·
Identificar os tipos de tecidos humanos e suas
funções;
·
Compreender que as necessidades humanas, de caráter
social, contribuem para o desenvolvimento do conhecimento cientifico;
·
Compreender que os tecidos do corpo originam-se e
formam os órgãos, importantes unidades anatômicas;
·
Reconhecer que o coração, por exemplo, é formado
principalmente por tecido muscular, que controla suas contrações, fazendo com
que o bombeamento de sangue aconteça;
·
Perceber a associação dos órgãos que formam o
sistema
4-
METODOLOGIA:
·
Fazer a apresentação do conteúdo utilizando o livro
didático;
·
Fazer apresentação do esqueleto humano e explicar
aos educando os órgãos e sistemas que compõem;
·
Realizar leitura e interpretação do texto proposto
pelo professor;
·
Realizar pesquisas em diferentes fontes como, por
exemplo, a internet;
5-
RECURSOS DIDATICOS:
·
Livros paradidáticos e didáticos;
·
Dicionários, revistas informativas;
·
Internet;
·
Quadro branco, pincel, apagador;
·
Caderno,
lápis, borrachas, lápis de cor,
6-
DESENVOLVIMENTO METODOLOCO:
Órgãos e
sistemas
Estomogo, coração, pulmões,cérebro e rins são
alguns exemplos de órgãos do corpo humano, cada órgão é formado por conjunto de
celulas, os tecidos
FONTE: Projeto Talaris- Ciencias nosso corpo 8º ano
pagina 28 e 29.
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 13,15 e 17 de Abril de 2015. Foi
ganho 01 tempo de ciências no 8º”B” no lugar da Benaide13/04
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1- CONTEUDOS:




2- OBJETIVO GERAL:

3- OBJETIVOS ESPECIFICOS:





4- DESENVOLVIMENTO ESTRATEGICO:
Os
alimentos- bom apetite- Introdução da Poesia de Vinícius de Moraes. Para Viver
um Grande Amor
Leitura e
interpretação do Texto Alimentem-se bem
De olho
nas noticias: Doce atração, cientistas identificam gene que emite sinais de
fome, dieta do brasileiro é pobre em nutrientes e ricas em calorias- roda de
conversa
A
nutrição e os alimentos- A nutrição inclui a digestão, a respiração a
circulação e a excreção
5- RECURSOS DIDATICOS:
6- DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO:
7- AVALIAÇÃO:
8- REFERENCIAS:
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 22, 23 e 24 de Abril de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1- CONTEUDOS:
·
As vitaminas e os
sais minerais são nutrientes reguladores e previnem o desenvolvimento de
diversas doenças
·
As vitaminas e os
sais minerais- Mapa de conceito
·
Pesquisar sobre
as vitaminas não mencionadas durante a exposição da aula
2- OBJETIVO GERAL:
·
Destacar que
apesar da importância nutricional das vitaminas sua ingestão exagerada pode
trazer danos a saúde, reconhecendo que as vitaminas e os sais minerais são
nutrientes que previnem o desenvolvimento de diversas doenças
3- OBJETIVO ESPECIFICO:
·
Contextualizar
socioculturalmente os temas sobre alimentação
·
Enfatizar outras
dimensões, alem das mecânicas, do funcionamento da digestão humana
Escola Municipal “Luz do Saber” OBS: No dia 05/05 foi ganho 01 aula no 8º ano ‘B’
no lugar da Menaide Ciências
OBS: No dia 06/05 foi ganho
01 aula no 8º ano ‘A’ no lugar da Menaide Ciências
Parintins, 04 a 09 Maio de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais OBS: No dia 28/04 foi ganho 01 aula no 8º ano ‘B’
no lugar da Helen
PLANO DE AULA
1-
CONTEUDOS:
o O s carboidratos, os lipídeos e proteínas- O s
carboidratos e os lipídeos são nutrientes energéticos e as proteínas são
nutrientes estruturais.
2-
OBJETIVO
GERAL:
o Compreender processos envolvidos na nutrição do
organismo e estabelecer relação entre os fenômenos da ingestão dos alimentos, a
absorção de nutrientes e sua distribuição pela circulação sanguínea para todos
os tecidos do organismo.
3-
OBJETIVOS
ESPECIFICOS:
o Compreender que os carboidratos e os lipídeos são
nutrientes energéticos e as proteínas são nutrientes estruturais
o Elaborar pequenas dietas para seu consumo
explicando a sua digestão e sua nutrição
o Desenvolver hábitos alimentares saudáveis,
considerando necessidades nutricionais.
o Compreender a saúde como bem individual e coletivo
que deve ser promovida pela ação de diferentes agentes
4-
DESENVOLVIMENTO
ESTRATÉGICO:
o
Aulas expositivas e
dialogadas provocando a participação da turma
o
Aulas expositivas
interativa com utilização de slides com imagens e objetos relacionados ao tema
o
Explicação sobre os
conceitos do conteúdo
o
Propor atividade em sala de
aula envolvendo o tema
5-
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDEOS E PROTEÍNAS.
OBS: Este conteúdo esta em forma de slides, foi
colocado na pasta ciências 8ª ano
6-
AVALIAÇÃO:
Observação e registro do professor quanto à
adaptação ao ambiente escolar e participação dos alunos nas atividades proposta
pelo educador
Escola Municipal “Luz do Saber”
Parintins, 12 a 14 Maio de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino OBS: No dia 20/05 foi ganho 01 aula no 8º ano ‘B’
no lugar da Neide no 4º tempo
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1- CONTEUDOS:
·
ALIMENTAÇÃO: A BASE DE UMA VIDA SAUDÁVEL
Parintins, 18 a 22 Maio de 2015.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1- CONTEUDOS:
A nutrição: sistema digestorio: Leitura e
interpretação de texto
Escola Municipal Luz do Saber
Parintins, 25 e 26 Maio de
2015.
Professor: Orenildo Brito da
Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno: Matutino
Disciplina: Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1- CONTEUDOS:
Sistema Digestório a
transformação dos alimentos para o corpo- Texto para refletir – Apresentação em slides
Escola
Municipal Luz do Saber
Parintins,
27 e 29 Maio de 2015.
Professor:
Orenildo Brito da Costa
Série:
8º ano “A” e “B”
Turno:
Matutino Foi ganho 01 tempo de ciências no 8ºA” no lugar da Mirian 26/05
Disciplina:
Ciências Naturais
PLANO
DE AULA
1-
CONTEUDOS:
As
etapas da Digestão- a digestão inicia-se na boca, por meio da mastigação e da
ação da saliva – Apresentação no próprio livro pagina
162
Escola
Municipal Luz do Saber
Parintins,
01 a 05 de Junho de 2015.
Professor:
Orenildo Brito da Costa
Série:
8º ano “A” e “B”
Turno:
Matutino
Disciplina:
Ciências Naturais
PLANO
DE AULA
1-
CONTEUDOS:
-
O que é respiração?
-
Leitura e interpretação do texto: Porque respiramos? 01
e 02 de junho
-
A respiração libera energia do alimento 03 de Junho
- O sistema respiratório- Represenração esquemática dos componentes do
sistema respiratório- Desenhos livres 04 e 05 de junho
2-
OBJETIVO GERAL:
-Relacionar
a respiração celular com as trocas gasosas que fazemos com o ambiente,
compreendendo os movimentos respiratórios identificando os órgãos do sistema
respiratório
3-
OBJETIVO ESPECIFICOS:
-
Reconhecer que a respiração é essencial aos seres vivos
-Reconhecer
que a respiração nos fornece oxigênio necessário para a produção de energia
-Identificar
os movimentos dos pulmões que é
inspiração e expiração
-
Identificar que o sistema respiratório é formado pelas vias respiratórias e
pelos pulmões
4-
DESENVOLVIMENTO ESTRATEGICOS:
-
Aulas expositivas e dialogadas
-
Pesquisas individuais
-
Desenhos livres
-
Resolução de atividades escritas e orais
5-
DESENVOLVIMENTO METODOLOGICOS:
Leitura
e interpretação do texto: Porque respiramos?
6-
Escola
Municipal Luz do Saber
Parintins,
08 a 13 de Junho de 2015.
Professor:
Orenildo Brito da Costa
Série: 8º ano “A” e “B”
Turno:
Matutino
Disciplina:
Ciências Naturais
PLANO
DE AULA
1-
CONTEUDOS:
·
A
entrada e a saída de ar do corpo humano e para onde vai o ar que entra no nosso corpo?
·
O ambiente e as doenças respiratórias-
pesquisas individuais- exibição do vídeo sobre sistema respiratório
·
Montar seu modelo de pulmão- Experimento e Exercício
de Fixação sobre a respiração: o sistema respiratório
2-
Parintins, 15 a 19 de Junho de 2015.
Professor:
Orenildo Brito da Costa
Série:
8º ano “A” e “B”
Turno:
Matutino
Disciplina:
Ciências Naturais
PLANO DE AULA
1- CONTEUDOS:
·
O sistema cardiovascular- Texto informativo: Incor desenvolve coração
artificial para as crianças leitura e interpretação do texto 15 e 16-06-15 ver slides OBS: No dia 15/06 foi ganho 01 aula no 8º ano ‘a’ no lugar da Helen
no 4º tempo
·
Sistema Cardiovascular: um sistema muito
abrangente, vasos sanguíneos. 17 e 18-06-15 ver
livro do professor
·
O sangue e seus componentes e o coração: o sangue vai e volta- exibição
de vídeos 19-06-15
2- OBJETIVO GERAL:
· Identificar
os elementos da anatomia do coração humano e seu funcionamento, reconhecendo
que o sangue é composto, em grande parte por água, no qual estão dissolvidos
substancias nutritiva e restos metabólicos: é diferenciar o papel fisiológicos
de veias e artérias e capilares.
3- OBJETIVO ESPECIFICOS:
·
Caracterizar a estrutura e o funcionamento do coração
humano.
·
Descrever e distinguir a
circulação pulmonar da sistêmica.
·
Identificar os componentes do
sangue e da linfa, citando as respectivas funções.
·
Apontar e explicar de forma
geral os mecanismos de defesa do corpo humano
Relacionar o sistema ABO e Rh dos grupos sanguíneos com a
transfusão de sangue.
·
-Reconhecer algumas doenças
associadas ao sistema circulatório, citando formas de prevenção e tratamento.
4-
DESENVOLVIMENTO ESTRATEGICOS:
·
Problematizar e contextualizar
o tema a partir do levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos.
·
Dialogar com os estudantes.
·
Associar os conceitos com os
conhecimentos prévios dos alunos.
·
Fazer uso de imagens, gráficos
e esquemas explicativos para facilitar a compreensão.
·
Propor exercícios.
·
Promover discussões em grupo e
mediar positivamente os conflitos de hipóteses e opiniões.
·
O professor
deverá propor algumas questões introdutórias sobre o tema, de maneira a
permitir que aja interação e o compartilhamento de saberes.
·
Elucidar o
funcionamento do sistema cardiovascular humano, utilizando as palavras chaves
do conteúdo tipo átrio, ventrículo,
sangue venoso, sangue arterial, artérias e veias.
·
Propor a exibição de vídeos para que os educandos possam diferenciar pequena e grande circulação.
·
O professor
deverá propor situação problema de seu
cotidiano com base no conteúdo explicado e deverá consultar seu livro didático
para sanar dificuldades.
.
5-
DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO/ CONTEUDO:
O sistema cardiovascular ou
circulatório é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos (artérias, veias
e capilares). Dentro destes ocorre a circulação sanguínea, impulsionada pelas
batidas rítmicas do coração. Os vasos sanguíneos desempenham papel importante
na manutenção de nossa vida, transportando gases, nutrientes, hormônios,
resíduos metabólicos, realizando mecanismos de defesa, a coagulação sanguínea,
etc.
Parintins, 01 e 02 de Julho de 2015.
Professor:
Orenildo Brito da Costa
Série:
8º ano “A” e “B”
Turno:
Matutino
Disciplina:
Ciências Naturais
PLANO DE AULA
CONTEUDOS
- A pequena circulação- 01 e 02 DE JULHO DE 2015
A artéria pulmonar parte do ventrículo direito e se
bifurca logo em artéria pulmonar direita e artéria pulmonar esquerda, que vão
aos respectivos pulmões. Uma vez dentro dos pulmões, ambas se dividem em tantos
ramos quantos são os lobos pulmonares; depois uma posterior subdivisão ao nível
dos lóbulos pulmonares, estes se resolvem na rede pulmonar.
As paredes dos capilares são delgadíssimas e os
gases respiratórios podem atravessá-las facilmente: o oxigênio do ar pode assim
passar dos ácinos pulmonares para o sangue; ao contrário, o anidrido carbônico
abandona o sangue e entra nos ácinos pulmonares, para ser depois lançado para
fora. Aos capilares fazem seguimento as vênulas que se reúnem entre si até
formarem as veias pulmonares. Estas seguem o percurso das artérias e se lançam
na aurícula esquerda. A artéria pulmonar contém sangue escuro, sobrecarregado
de anidrido carbônico (sangue venoso). As veias pulmonares contêm,
contrariamente, sangue que abandonou o anidrido carbônico e se carregou de
oxigênio, tomando a cor vermelha (sangue arterial).
A grande circulação
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