UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
UNIDADE: ESCOLA SUPERIORES
SEGUNDA GRADUAÇÃO EM MATEMATICA
LÍNGUA BRASILEIRA DE
SINAIS- LIBRAS
PROFESSORA: MARIÊ AUGUSTA DE SOUZA PINTO
PARINTINS
2015
FRANCISCO
DOS SANTOS SOUSA
JOANA
DA SILVA TAVARES
MARIA
RAIMUNDA BITENCOURT DE SOUZA
ORENILDO
BRITO DA COSTA
DIVERSIDADE E LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA
ESTUDANTES SURDOS
Trabalho apresentado como
requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Lingua Brasileira de
Sinais – Libras na Universidadedo Estado do Amazonas – UEA/CESP.Sob orientação
da Professora MSc Mariê Augusta de Souza Pinto
Parintins
2015
PLANO DE AULA
1-
APRESENTAÇÃO:
ü
A
educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa por todos os níveis,
etapas e modalidades, realizando um atendimento educacional especializado,
disponibiliza novos recursos de modo que possa orientar os envolvidos quanto
sua utilização no processo de ensino e aprendizagem e neste novo contexto, devemos
estar preparada para esta nova jornada.
ü
Este
trabalho consiste na execução de apresentar um jeito novo de trabalhar o ensino
de libras com objetivo de ensinar alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental
da Escola Municipal São Pedro. Para que num futuro próximo, nossos alunos
estejam preparados para comunicar-se/socializar-se com alunos surdos.
ü
Este
trabalho será iniciado com o alfabeto e numerais em libras, situação problema, raciocínio lógico e alguns
sinais mais simples como: pai, mãe, irmãos, nomes, frutas, profissões, etc.,
seguindo o grau de dificuldade de cada turma.
2-
CONTEUDO:
ü
Os números naturais;
ü
Situações problemas;
ü
Raciocínio lógico;
ü
Alfabeto em datilologia;
ü
Escrita em Língua Portuguesa;
3-
OBJETIVO GERAL:
ü
Desenvolver
a comunicação e a interação entre os alunos promovendo estratégias que permitam
a aquisição e o desenvolvimento da Língua de Sinais como primeira língua e oportunizar
a interdisciplinaridade, investigando a resolução de situação problemas de seu
cotidiano, inovando com novas habilidades e metodologia onde irá contribuir na aquisição
de novas aprendizagens para sanar possíveis dificuldades;
4-
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
ü
Resolver
mentalmente as quatro operações utilizando os sinais em libras;
ü
Resolver
situação problema que envolva adição, subtração, multiplicação e divisão
utilizando os jogos lúdicos confeccionados com alfabeto em libras;
ü
Resolver
as operações de multiplicação e divisão utilizando os jogos lúdicos confeccionados
com alfabeto em libras;
ü
Desenvolver
novas habilidades para fortalecer o entendimento num contexto interdisciplinar
explorando novas perspectivas proporcionando uma visão mais privilegiada do
mundo com auxilio dos sinais em libras;
ü Inserir jogos lúdicos no ensino matemático e
linguístico com educandos que apresentam dificuldades de aprendizagem;
ü Desenvolver no
educando a capacidade de raciocinar, analisar, argumentar, posicionar-se e
expressar-se com clareza, utilizando os sinais em línguas de sinais;
ü
Trabalhar
o desenvolvimento do raciocínio lógico com alfabeto em libras;
5-
DADOS DA AULA
ü
Esta atividade é uma aula ludicamente saudável e
inovador, pois pode proporcionar um momento de lazer e o que é mais importante
é que quando a criança brinca também aprende e por meio desta agilidade o
discípulo poderá desenvolver seu raciocínio lógico, trabalhando novas
habilidades e um novo saber nascerá;
ü
Nesta nova atividade o aluno será conduzido a um
mundo lúdico onde, deverá adquirir novos conceitos e novas noções de
localização, buscando sua autoestima e sua competência será testada para
realizar e resolver situação problema de seu cotidiano. Além disso, poderá
conscientizar-se da necessidade de preservar o meio ambiente, procurando aprofundar
o conhecimento matemático e linguístico desenvolvendo o raciocínio lógico
matemático e memorização de novos conteúdos;
6- DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
ü Quatro (4) aulas
de 50 minutos.
7-
PROCEDIMENTOS METODOLOGICO:
I PASSO:
ü
Iniciaremos nossas atividades, fazendo
nossa apresentação individul de cada academicos em sequencia, iremos falar com
os educando sobre a importancia de Deus em nossas vidas, pois sem ele não somos
nada, neste momento convidaremos a classe para um momento muito especial e
espiritual (oração e musica).
II
PASSO:
ü
Em seguida, formaremos duplas para um momento
de descontração e relaxamento nas mãos das crianças, pois é muito importante
que o educador valorize o espirito de companherismo, aproximidade humano, de
modo que haja a solidariedade entre os envolvidos, neste sentido a aprendizagem
acontece de forma mais significativa;
III
PASSO:
ü
Neste momento iremos convidar a classe para um
andamento de feedblack, demonstrando e ensinando o alfabeto e os numerais em
libras passo a passo, neste instante os academicos irão proporcionar as
crianças, a forma correta de se utilizar as mãos para se comunicar com os
colegas e o mundo, usando a lingua brasileira de sinas libras;
IV PASSO:
ü
Para finalizarmos, aplicaremos o
mundo ludico para auxiliar o educando na aquisição de novas habilidades
fornecendo novos caminhos para superar desafios e enaltecer seu ensino
aprendizagem, apresentando aos discipulos os
jogos ludicos TIRO CERTO e PESCARIA EM LIBRAS dos conteudos
trabalhados em sala de aula, nos quais ajudarão muito o professor no processo
ensino aprendizagem, neste sentido deverá garantir um ensino de qualidade e
eficaz nas atividades apresentadas aos discentes para que possam desenvolver
atenção, o raciocinio logico, o trabalho em grupo e aprendizagem de forma
atraente e dinamica, no qual o professor poderá avaliar seus alunos na
participação, na interação entre os colegas, no respeito mutuo, no desenpenhos
individual e coletivo;
8- RECURSOS UTILIZADOS:
ü Papel A4;
ü Pincel;
ü Papel cartão;
ü Materias reciclado: Latas de refrigerante;
ü Cola de isopó;
ü Bola reciclada;
ü Cano PVC;
ü Caniço;
ü Arame reciclado;
ü Papel água;
ü Cola de Cano PVC;
ü T e joelho PVC;
ü Papel laminado;
ü Tesouras;
9-
AVALIAÇÃO:
ü
A
avaliação será feita por meio da participação e interesse de todos os estudantes
em todas as atividades propostas pelo professor e o seu envolvimento na
apresentação do produto final,
Nenhum comentário:
Postar um comentário