Professor:
José Camilo Ramos de Souza.
Série
6° Ano do Ensino Fundamental.
Aluno:
Aurivani Rodrigues Martins.
Disciplina:
Geografia
PLANO DE AULA
1- CONTEÚDO:
OS MEIOS DE
TRANSPORTE.
Sabemos que os indivíduos de uma sociedade
entram em contato com outras pessoas, mesmo quando não vivem ou não estão no
mesmo lugar. E isso só e possível através dos meios de transporte e de
comunicação. Os meios de transporte aproximam os grupos humanos permitindo o
contato entre eles. Ligam cidades e regiões, levando pessoas e mercadorias de
um lugar a outro e isso vem contribuir para romper o isolamento espacial dos
lugares e dos grupos sociais. Foi para isso que as sociedades criaram as
rodovias, ferrovias e hidrovias. Com o tempo foram também organizadas rotas para
o transporte aéreo. E a partir disso na cidade de Parintins nos deparamos com
pessoas que para se deslocar de suas casas utilizam de diferentes tipos de
transportes seja para as comunidades vizinhas, trabalho, escola, universidades,
é utilizado também na economia parintinense como, por exemplo, taxis e moto
taxis. Deste modo, estamos vivendo um período da humanidade em que as
possibilidades de meios de transportes ampliam as fronteiras do espaço
geográfico para muitos indivíduos e grupos.
2- OBJETIVO GERAL:
Refletir com os alunos sobre a
importância dos meios de transporte e os benefícios que eles nos proporcionam
em nossa vida, utilizando as diferentes linguagens e as diferentes situações de
forma que o educando venha compreender o conteúdo, possibilitando e abrindo um
leque de informações para que ele possa expressar suas idéias, seus sentimentos,
suas necessidades e seus desejos de avançar no processo da construção do saber,
compreendendo que os seres humanos não podem viver isoladamente e que
estes precisam interagir socialmente conhecendo outros lugares e para isso ele
precisa utilizar os meios de transportes para se locomover no ambiente
terrestre, aquático e areo
3-
OBJETIVO ESPECÍFICO:
Reconhecer
o papel das redes de transporte para as interações sociais entre as comunidades
isoladas.
Compreender
que os meios de transporte foram criados para facilitar e diminuir o isolamento
que afetava a sociedade.
Entender
como os meios de transporte ligam as cidades e regiões, reconhecendo que pode
colaborar com ser humano para aproximação entre diferentes etnias.
Criar
desenhos simbolizando os sinais de trânsitos utilizados pelos condutores de
transportes como veículos e motocicletas.
3. Procedimentos Metodológicos:
1° passo- Aulas expositivas
e dialogadas para levar o aluno a aguçar o assunto, perguntando para os alunos de que
forma chegaram à escola e perguntar quais meios de transporte os alunos
conhecem?
2º passo- Perguntar
para as crianças se sabe quem inventou o avião? Foi um homem brasileiro chamado
Santo Dumont. O avião que ele criou recebeu o nome de 14 Bis e ele ficou
conhecido como o pai da aviação.
3°passo- Apresentação
do conteúdo através de slide, explicando cada ponto.
4°passo- Promover
uma atividade lúdica em forma de grupo onde cada um irar organizar uma lista
com todos os meios de transportes que conhece, indicando, inclusive, as vias
pelas quais esses meios de transportes circulam. E entregar ao professor.
5º passo: Distribuir uma folha xerocada para
cada criança com a atividade, pedindo que pinte cada meio de
transporte
4. RECURSO DIDÁTICO:
O
computador vai servir para passar o
conteúdo através de um slide, pois é um recurso que vai servir de auxilio e visa
buscar um ensino de qualidade que possa possibilitar e pode fornecer um ensino
aprendizagem de qualidade para o educando
O pincel, o apagador e o quadro branco serão utilizados pelo professor para
tirar as duvidas que venham a surgir durante a explanação de seu conteúdo, pois
é necessário ter essa ferramenta em sala de aula para proporcionar um ambiente
mais acolhedor
O papel A4 vai
servir para os educando a fazer construção de desenhos de algumas placas de
sinalização que possa orientar o pedestre na orientação do transito
O lápis de cor
vai servir para os educando a pintar seus próprios desenhos e fazer a exposição
para a classe.
O projetor de
imagem vai servir para expor o assunto aos alunos em forma de
slide, pois com essa nova ferramenta ficará mais fácil repassar o conteúdo de
forma lúdica e mais prazerosa para facilitar o entendimento do conteúdo.
5. AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita através da
observação direta da participação dos estudantes durante as atividades
propostas pelo professor, nas atividades escrita e orais, percebendo se os
educandos estão avançando na medida em que o conteúdo vai sendo executando, o
mestre poderá também avaliar a desenvoltura e os conhecimentos apreendidos e
adquiridos sobre o tema
5.
REFERENCIAS:
Geografia: um
olhar sobre o planeta terra, 6°ano/Fernanda Padovesi Fonseca... [ET AL]. -1-São
Paulo: Editora AJS, 2012. -(coleção geografia).
Nova Enciclopédia Barsa - Barsa
Consulta. Vários colaboradores. São Paulo. Editora Ltda. 2000. Obra em 18 V.
www.blogmail.com.br/fotos-de-meios-de-transportes.
Acesso em 29/07/2009.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário