aulas de matematica

minhas aulas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PLANO DE AULA- OS MEIOS DE TRANSPORTE.




Professor: José Camilo Ramos de Souza.
Série 6° Ano do Ensino Fundamental.
Aluno: Aurivani Rodrigues Martins.
Disciplina: Geografia

PLANO DE AULA

1-    CONTEÚDO:
OS MEIOS DE TRANSPORTE.
          Sabemos que os indivíduos de uma sociedade entram em contato com outras pessoas, mesmo quando não vivem ou não estão no mesmo lugar. E isso só e possível através dos meios de transporte e de comunicação. Os meios de transporte aproximam os grupos humanos permitindo o contato entre eles. Ligam cidades e regiões, levando pessoas e mercadorias de um lugar a outro e isso vem contribuir para romper o isolamento espacial dos lugares e dos grupos sociais. Foi para isso que as sociedades criaram as rodovias, ferrovias e hidrovias. Com o tempo foram também organizadas rotas para o transporte aéreo. E a partir disso na cidade de Parintins nos deparamos com pessoas que para se deslocar de suas casas utilizam de diferentes tipos de transportes seja para as comunidades vizinhas, trabalho, escola, universidades, é utilizado também na economia parintinense como, por exemplo, taxis e moto taxis. Deste modo, estamos vivendo um período da humanidade em que as possibilidades de meios de transportes ampliam as fronteiras do espaço geográfico para muitos indivíduos e grupos.
2-    OBJETIVO GERAL:
      Refletir com os alunos sobre a importância dos meios de transporte e os benefícios que eles nos proporcionam em nossa vida, utilizando as diferentes linguagens e as diferentes situações de forma que o educando venha compreender o conteúdo, possibilitando e abrindo um leque de informações para que ele possa expressar suas idéias, seus sentimentos, suas necessidades e seus desejos de avançar no processo da construção do saber, compreendendo que os seres humanos não podem viver isoladamente e que estes precisam interagir socialmente conhecendo outros lugares e para isso ele precisa utilizar os meios de transportes para se locomover no ambiente terrestre, aquático e areo
3-        OBJETIVO ESPECÍFICO:
         Reconhecer o papel das redes de transporte para as interações sociais entre as comunidades isoladas.
        Compreender que os meios de transporte foram criados para facilitar e diminuir o isolamento que afetava a sociedade.
        Entender como os meios de transporte ligam as cidades e regiões, reconhecendo que pode colaborar com ser humano para aproximação entre diferentes etnias.
        Criar desenhos simbolizando os sinais de trânsitos utilizados pelos condutores de transportes como veículos e motocicletas.
3. Procedimentos Metodológicos:
1° passo- Aulas expositivas e dialogadas para levar o aluno a aguçar o assunto, perguntando para os alunos de que forma chegaram à escola e perguntar quais meios de transporte os alunos conhecem?
2º passo- Perguntar para as crianças se sabe quem inventou o avião? Foi um homem brasileiro chamado Santo Dumont. O avião que ele criou recebeu o nome de 14 Bis e ele ficou conhecido como o pai da aviação.
3°passo- Apresentação do conteúdo através de slide, explicando cada ponto.
4°passo- Promover uma atividade lúdica em forma de grupo onde cada um irar organizar uma lista com todos os meios de transportes que conhece, indicando, inclusive, as vias pelas quais esses meios de transportes circulam. E entregar ao professor.
5º passo: Distribuir uma folha xerocada para cada criança com a atividade, pedindo que pinte cada meio de transporte
4. RECURSO DIDÁTICO:
       O computador vai servir para passar o conteúdo através de um slide, pois é um recurso que vai servir de auxilio e visa buscar um ensino de qualidade que possa possibilitar e pode fornecer um ensino aprendizagem de qualidade para o educando
      O pincel, o apagador e o quadro branco serão utilizados pelo professor para tirar as duvidas que venham a surgir durante a explanação de seu conteúdo, pois é necessário ter essa ferramenta em sala de aula para proporcionar um ambiente mais acolhedor
O papel A4 vai servir para os educando a fazer construção de desenhos de algumas placas de sinalização que possa orientar o pedestre na orientação do transito
O lápis de cor vai servir para os educando a pintar seus próprios desenhos e fazer a exposição para a classe. 
O projetor de imagem vai servir para expor o assunto aos alunos em forma de slide, pois com essa nova ferramenta ficará mais fácil repassar o conteúdo de forma lúdica e mais prazerosa para facilitar o entendimento do conteúdo.

5. AVALIAÇÃO:
      A avaliação será feita através da observação direta da participação dos estudantes durante as atividades propostas pelo professor, nas atividades escrita e orais, percebendo se os educandos estão avançando na medida em que o conteúdo vai sendo executando, o mestre poderá também avaliar a desenvoltura e os conhecimentos apreendidos e adquiridos sobre o tema

5. REFERENCIAS:
Geografia: um olhar sobre o planeta terra, 6°ano/Fernanda Padovesi Fonseca... [ET AL]. -1-São Paulo: Editora AJS, 2012. -(coleção geografia).
Nova Enciclopédia Barsa - Barsa Consulta. Vários colaboradores. São Paulo. Editora Ltda. 2000. Obra em 18 V.


-

Nenhum comentário:

Postar um comentário