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sábado, 25 de março de 2017

Sistema de Numeração Egípcios



Escola Municipal Luz do Saber
Parintins, 28 e 29 de Fevereiro de 2017.
Professor: Orenildo Brito da Costa
Série: 6º ano “A”, “B” e “C”.
Turno: Matutino
PLANO DE AULA
1-       CONTEUDO:

·         Sistema de Numeração Egípcios;

2-       OBJETIVO GERAL:

·         Conhecer e identificar os símbolos do sistema de numeração egípcios, conhecendo o modo como os povos egípcios registravam o numero na antiguidade.

3-       OBJETIVO ESPECIFICOS:


·         Reconhecer o modo e o surgimento de como os egípcios registravam o número na antiguidade
·         .Saber identificar os símbolos que pertencem ao sistema de numeração egípcio.
·         Perceber e registrar os números egípcios, conhecendo o modo de vida dos egípcios.

4-       AULAS PREVISTAS:


·         2 aulas cada uma de 50 min.

5-       DESENVOLVIMENTO METODOLOGICO:

·         Aulas expositivas e dialogadas
·         Conversa informal sobre os povos egípcios
·         Propor a produção de um texto
·         Exibição do filme: O Príncipe do Egito
·         Aplicar um mine questionário que envolva as seguintes perguntas:
- Vocês já ouviram falar sobre os egípcios?
- Onde eles moram?
- Alguém sabe o que eles inventaram?
6-       Apresentação do Conteúdo:

O sistema de numeração egípcio

Essa idéia de agrupar marcas foi utilizada nos sistemas mais antigos de numeração. Os egípcios da Antiguidade criaram um sistema muito interessante para escrever números, baseado em agrupamentos.
·          1 era representado por uma marca que se parecia com um bastão: |
·          2 por duas marcas ||
·          E assim por diante:
Quando chegavam a 10, eles trocavam as dez marcas: |||||||||| por http://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gif, que indicava o agrupamento.
Para registrar 100, ao invés de http://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gifhttp://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gif http://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gifhttp://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gif http://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gifhttp://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gifhttp://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gifhttp://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gifhttp://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gif http://educar.sc.usp.br/matematica/s2.gif, trocavam esse agrupamento por um símbolo novo, que parecia um pedaço de corda enrolada: http://educar.sc.usp.br/matematica/s3.gif.
Juntando vários símbolos de 100, escreviam o 200, o 300,... etc, até o 900.
Dez marcas de 100 eram trocadas por um novo símbolo, que era a figura da flor de lótus:
http://educar.sc.usp.br/matematica/s4.gif
Desta forma, trocando cada dez marcas iguais por uma nova, eles escreviam todos os números de que necessitavam.
7-       Avaliação:
A  avaliação será feita através de registros feito pelo próprio professor observando e a participação, o compromisso, responsabilidade e se conseguem identificar os usos os números egípcios.

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